Fundação João Fernandes da Cunha - Eventos Culturais, Biblioteca, Centro turístico - Salvador Bahia
contatos
Tel: (71) 3328-0522
ZAP: +55 71 9681-0449
e-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com
Fundação João Fernandes da Cunha

Fundação
João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Biblioteca

conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Visita

venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha

rss fundação joão fernandes da cunha

/ Políticas & Finanças

Cerco à maior usina nuclear da Europa derruba os mercados

Bolsas europeias caem 3%. Petróleo volta a subir

 

Por Alexandre Versignassi e Guilherme Jacques

 

Segundo a IEA, não houve vazamento de material radioativo. Mas os tiros e clarões flagrados em Zaporizhzhia deixam clara a inconsequência do exército russo. Bolsas europeias caem 3%. Petróleo volta a subir.

Nunca antes na história da humanidade uma usina nuclear foi palco de uma batalha. Não mais. Ontem à noite, soldados russos cercaram a maior usina da europa, em Zaporizhzhia, sul da Ucrânia. Câmeras de segurança mostraram rajadas de fuzil, um clarão provavelmente vindo de um artefato explosivo e focos de incêndio.

A usina equivale a quatro Angras 2, ou meia Itaipu, em termos e produção de energia, e fica a 220 km de Mariupol, uma cidade portuária já tomada pelas tropas russas.

O fogo foi apagado, e a Agência Internacional de Energia (IEA) disse que não detectou um aumento nos níveis de radiação da área. Ou seja, não houve vazamentos (cuja letalidade seria incalculável). Mesmo assim, a ação deixa às claras o grau de inconsequência da invasão russa.

Os mercados acordaram, naturalmente, com medo. As bolsas europeias caem ao redor de 3%, e os futuros dos EUA operam no negativo.

O petróleo retomou sua alta. O barril do Brent subia 1,67%, a US$ 112,30, nesta manhã – já que um recrudescimento da invasão pode engatilhar um embargo ao petróleo russo. A commodity ainda está a salvo das sanções. Não por amor a Putin, mas para evitar uma crise global, que seria inevitável caso o Ocidente deixasse de contar com a produção da Rússia, a segunda maior exportadora do mundo. Um impasse cavalar.

 

Clique aqui e leia mais na Revista Você S.A.

Criação de Sites - Allan Carvalho
Fundação João Fernandes da Cunha
Largo do Campo Grande n° 8 – Campo Grande – CEP 40.080-121 – Salvador – Bahia – Brasil
Telefone: (71) 3328-0522 ZAP: +55 71 9681-0449
E-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com